top of page

Tiago Marques triunfa na Vagueira

Decorreu hoje na praia do Labrego, na Vagueira a 3ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf Open e Júnior, com ondas com metro e boas condições.

A primeira ronda viu os atletas do topo da tabela a dominar as suas baterias, Miguel Rocha, Rodrigo Carrajola mostraram porque é que são o primeiro e segundo do ranking. Mas foi mesmo Tiago Marques que se destacou na sua bateria e deixou claro que vinha para a Vagueira para mostrar que a sua final na etapa anterior não tinha sido um acaso.

Com o decorrer do dia as ondas foram perdendo qualidade com a maré mais vazia e ditaram que após os quartos de final a organização tenha decido parar a prova até às 14:00 quando a maré estaria mais favorável.

Mas foi apenas às 15:00 ainda com a maré ligeiramente vazia que a prova recomeçou com as meias finais Open.

A prova júnior da Vagueira fica na história do Bodysurf em Portugal porque teve pela primeira vez uma atleta feminina, Jéssica Pinto, atleta da Associação Surf Social Wave, marcou a sua presença tendo ficando em 4º lugar. Mas foi Jaime Bonito que ganhou a final júnior. Em segundo lugar ficou o local Tiago Mesquita ainda campeão nacional em título, tendo Filipe Sá Leal assegurado o 3º lugar.

Na prova open a final foi dominada por Tiago Marques que garantiu desde cedo a liderança na prova, seguido desde perto por Rodrigo Carrajola que fez uma série de ondas na casa dos 7 pontos, mas nunca conseguiu chegar à liderança. Jaime Bonito, porventura desgastado de duas finais seguidas manteve o 3º lugar quase até ao fim da final. Mas foi Miguel Rocha, que esteve desencontrado com o mar, que acabou por fazer a melhor onda da final, quando já nos últimos cinco minutos arrancou para a esquerda tendo encaixado um tubo que finalizou com uma saída na junção e lhe valeu um 9.17 e o levou para a 3ª posição, relegando Jaime Bonito para 4º lugar.

Em 2019 o Campeonato Nacional de Bodysurf terá duas categorias, Open e Júnior e cinco etapas distribuídas entre abril e outubro entre a região de Lisboa e a região de Vagos, mantendo a lógica de ter um período de espera de dois dias permitindo à organização escolher o melhor, o que acontecerá na quarta-feira anterior de modo a garantir as melhores condições para os atletas.

O Calendário é:

  1. Peniche Pro - 27 de abril – Peniche

  2. Cascais Pro –12 de maio – Cascais

  3. Vagueira Pro – 8 – Praia da Vagueira – Vagos

  4. Ocean Spirit Pro – 20 ou 21 de julho – Sta Cruz – Torres Vedras

  5. Caparica Pro – 5 ou 6 de Outubro – Costa da Caparica - Almada

As inscrições para as restantes etapas estão abertas em www.bodysurfportugal.com

Este campeonato só é possível com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Aqua Carca, , da Câmara Municipal de Peniche, Do Península de Peniche Surf Clube, do Centro de Alto Rendimento de Peniche, da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Sealand, da Manel Sport, da Câmara Municipal de Vagos, da Associação de Surfistas de Vagos, do Mare, da Stay Salty , da Dafin, das águas da Fonte Viva, da Gwiker , da Espumantaria, da Peixola, da BOL, da Bzalo Woodcrafts, da UCA, da Portugal Rent, da Surfrider Foundation Europe Lisboa, dos parceiros de media MEO Beachcam , da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Surf Social Wave que assume a organização deste campeonato e sobretudo dos bodysurfers que são o maior incentivo para levar este campeonato mais longe.

A Associação Surf Social Wave é uma associação sem fins lucrativos que atua na área do surf, contribuindo através da prática deste desporto e de todas as valias que o mesmo traz, quer do ponto de vista da capacitação física, quer do ponto de vista da aquisição de competências, para a melhoria de vida de três segmentos da sociedade em situação de exclusão social ou em risco de exclusão. Este é um projeto estruturante e estruturado, que está alavancado nos principais parceiros do surf em Portugal e conta com parceiros institucionais.

Logo BSP 2021 (9).png
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page