João Moço e Duarte Esteves vencem no Ocean Spirit em Santa Cruz
- António Pedro
- 26 de jul.
- 3 min de leitura
Terminou pelas 15h a 4ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, Santa Cruz Pro, que decorreu no contexto do Ocean Spirit nas praias de Torres Vedras, com a vitoria merecida e justa de João Moço na categoria Open e de Duarte Esteves na categoria Júnior

O dia começou com a promessa de boas ondas e condições difíceis, pouco vento, calor e sol e foi exatamente isto que os atletas encontraram quando chegaram à praia do Navio em Santa Cruz. Ondas com metro e meio, a fechar mais em cima da areia e uma corrente constante.
O campeonato começou pelas 09h00 com a maré a vazar. Na primeira bateria do dia Eurico Romaguera destacou-se da concorrência pela escolha de ondas e capacidade de deslizar com graciosidade nas ondas.
Após as duas primeiras baterias a organização optou por parar a prova para garantir as melhores condições possíveis para os atletas o que veio a acontecer com o retomar da prova pelo meio-dia.
Nesta primeira bateria dos quartos de final João Moço começou a mostrar que estava para ganhar com uma seleção de ondas impecável, sempre com as manobras no momento certo.
João Moço que ao longo do dia foi mostrando cada vez o seu nível acabou por ser o justo vencedor desta etapa onde as ondas foram melhorando permitido várias pontuações na ordem do excelente. Na final open estiveram ainda Guilherme Santos que ficou em segundo lugar, o jovem David Nascimento que fez a final open e a final junior, tendo ficado na terceira posição e Pedro Collaço que terminou em quarto lugar em mais uma final em Santa Cruz.
Nos Júniores a disputa foi entre três atletas da ADMS que lutaram ao longo dos 25 minutos da final para garantir a vitória, tendo esta sido de Duarte Esteves com uma pontuação total de 15,07, deixando David Nascimento em 2º e Santiago Boia em 3º.

Resultados Oficiais
Open
1º João Moço – ASV
2º Guilherme Santos – Aquacarca
3º David Nascimento – ADMS
4º Pedro Collaço – PPSC
Júnior
1º Duarte Esteves – ADMS
2º David Nascimento – ADMS
3º Santiago Boia – ADMS
Decorreu ainda entre finais a Expression Session AHUA que procurava o melhor tubo, dos 11 atletas inscritos foi João Brogueira que levou a melhor e ganhou a handplane AHUA Pro Model.
Em 2025 o calendário e Locais são
1ª Etapa - Figueira da Foz – 4 de maio
2ª Etapa – Lourinhã – 24 de maio
3ª Etapa Vagueira –8 de junho
4ª Etapa – Santa Cruz – 26 julho
5ª Etapa – Cascais – 11 ou 12 de outubro
As baterias atualizadas da quarta etapa estão já disponíveis em www.bodysurfportugal.com
Este campeonato só é possível com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, do Clube ADMS – Associação Desenvolvimento Mais Surf, da Camara Municipal da Lourinhã, do Praia Surf Clube, da Câmara Municipal de Cascais, da Aqua Carca, da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Sealand, da Promotorres, da Câmara Municipal de Vagos, da Associação de Surfistas de Vagos, do Mare, da Migas Surf School e da Estação Náutica de Vagos, da Billabong , da Ericeira Surf and Skate, da Dafin, do Portugal Natural, da Fonte Viva, da UCA, AHUA, The Bodysurf School, da Espumantaria, do Ferroviário, da Surfrider Foundation Europe Lisboa, e dos parceiros de media, MEO Beachcam, da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Surf Social Wave que assume a organização deste campeonato, mas sobretudo dos bodysurfers que são o maior incentivo para levar este campeonato mais longe.
.png)


.png)






















Boa prova, mas para quem acompanha o bodysurf é estranho a ausência do pentacampeão Migas.
Espero que regresse breve